quarta-feira, 12 de outubro de 2011

dia 25

Coincidentemente, na quarta-feira que publiquei o texto 14 estava eu passando pela frente da academia, nem pra lá eu ia, mas enfim, é meu destino presenciar a explosão do (comé o nome do negocio que explode minha gente?) disjuntor? Enfim, estava passando, alegre e pimpona, quando fez-se a luz, e depois a escuridão. Fui viver enquanto eu esperava a luz voltar, e fui fazer esteira lendo alguma dissertação que possa contribuir para a minha.

Mas a coisa linda do dia não é isso meu povo, o lindo é que eu fui gentilmente convocada pra responder DUAS equações NO QUADRO, o quadro creio que não preciso dizer a vocês, fica na frente de todo mundo, e minha dignidade estava em jogo. E fui lá, cheia de fé e coragem, sem saber exatamente o que era pra fazer e resolvi!! VIVA EU, VIVA TU, VIVA O RABO DO TATU! Pelo menos alguma coisa de analise fatorial eu sei.

sábado, 8 de outubro de 2011

DIA 23 e 24 (segunda-feira e terça-feira)

Olha, eu não sei a explicação, mas as minhas pernas estão pesando uma duas toneladas CADA! E aí o professor de spinig achando que só isso não era desestimulante o suficiente, resolveu colocar músicas bléééé pra tocar na aula, e a UnB também tem feito um teste de resistência física com a minha pessoa. Então, eu entendi que não tô precisando de academia, eu tô precisando de amor, de compreensão, de bacon...

No momento não trabalhamos com bacon, o máximo que eu posso me oferecer é um alface, e olha lá. Nem sal rola, porque sal retem liquido que incha, e a minha bunda precisa diminuir, e não inchar. Uma vez eu li em um artigo de pediatria (oi?) que alface tem uma substancia que acalma, MENTIRA, isso não faz o menor sentido, a substancia que acalma encontra-se presente no bacon, e no chocolate, e principalmente, no quindim. Tá tudo errado nessa vida.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

DIAS 21 E 22


Sexta e sábado ficaram juntinhos porque as emoções estão acabando, eu larguei a analise fatorial (só na academia, na UnB eu ainda frequento as aulas e tento entender o que se passa), larguei a biografia do Saramago, para sempre, e iniciei um livro de contos da Annie Proulx, a mesma da montanha de Brokeback, eu ainda não sei o que dizer desse livro pra vocês, porque só consegui ler dois contos, um meio ruim e outro meio bom, depois eu volto com noticias.

No sábado eu não sei o que se passou aqui no prédio que no meio do banho faltou água e a Julia passou a manhã com a cabeça cheia de condicionador. Daí eu fui pra academia, primeiro porque eu não fui na terça e precisava de mais uma estrela dourada, segundo porque na academia tem um lindo vestiário com água, onde eu poderia tomar banho e tirar o creme da minha cabeça também.

A questão que eu não tô entendendo muito é que tem dois sábados que a academia tem mais de dez pessoas malhando e eu fico realmente muito assustada com tudo isso, e me perguntando o que essas pessoas estão fazendo lá. Formularei questionários e voltou depois com um estudo empirico sobre o que leva a pessoa a deixar de ir pro Zoologico pra ir a academia.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Dia 20.

No meu mundo tem quase uns dois meses que eu tô indo a essa academia, mas no mundo real são apenas 20 dias! Daí que depois da aula de Spining eu fiz algo que tô planejando tem quase os dois meses que estou na academia... ir pra aula de alongamento. Fantástico, é com o mesmo professor de Pilates que é o mesmo de Ioga que é o mesmo de artes circenses... (eu inventei o ultimo, não sejam tão inocentes).

Foi legal, eu tô bem velha e entrevada, me senti mais esticadinha, acho que tô até mais alta, sem sacanagem. Eu consegui fazer quase todas as posições com louvor, mas também as que não fiz rolou um entrevamento e numas dela eu tive até que pedir pro Professor multifuncional me acudir e me tirar da posição na qual estava dada um nó! Cadê a minha dignidade que tava aqui?

Tava tudo muito bom, tudo muito bem, aí eu achei que seria legal pra ver se eu estava fazendo as posições certinhas no espelho, e né, que eu comecei a me entristecer com o tamanho da minha bunda refletida ali de forma impetuosa e ampla, bem ampla, foi então que decidi que não gosto de aulas com espelho.

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Dezenove


Se eu não contasse vocês nem iam notar, mas eu não fui ser atleta na terça-feira, logo, estamos em uma quarta-feira. Por que Luiza, por queeeeeee? Ah gente, juntou tudo, a colega que morreu, eu tinha um monte de coisas pra fazer, dormi mal e tava mega cansada e o principal... fui me pesar e AUMENTEI dois quilos! Me digam vocês, sou geneticamente modificada e ao contrario das pessoas comuns, quando como salada e faço atividade física eu engordo?

Oi meu nome é Luíza, eu sou uma X-Man e meu super poder é ser gorda!

Pois tá, como gorda eu sou tem tempo, e nunca fui me matricular na academia por isso, parei de ser infantil e imatura e voltei pra vida saudável hoje, porque na verdade eu só me matriculei na academia quando deu problema no coração, então vamos estabelecer prioridades e se for pra faltar eu tenho que faltar pelos motivos certos.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

dia 14

Negocio é o seguinte minha gente, foi necessário eu abrir uma auditoria, toda quarta-feira faltava luz na academia, sigam o raciocínio, quarta-feira tem futebol né? Brasileiro é vidrado em futebol né? Na academia tem muitos brasileiros... am am? Me acompanharam?

Aí eu fui lá ameacei quebrar tudo até alguém me dar explicações porque essa seria a terceira quarta-feira sem luz... Tá bem é mentira, eu só tava passando quando explicaram tudo! Diz que a academia sobrecarrega não sei o que lá e porque estamos no deserto e tem que ligar tudo em potencia máxima, e não sei o que mais das quantas.

Então eu finalmente disse que achava bom eles resolverem aquilo, se não eu nunca mais voltaria lá, e eles arrumaram tudo rapidinho! Na vida real foi a CEB que disse isso pro dono da academia, mas é que se a CEB não tivesse dito eu teria, então no meu mundo da no mesmo. Então é isso gente, vamos acompanhar o caso da falta de energia, no aguardo de mais informações.


terça-feira, 27 de setembro de 2011

Dezoito

Bom dia comunidade! Eu passei o domingo triste, porque eu tenho 28 anos, e tomo remédio de uso contínuo, e logo, esse remédio não cura, ele faz o que meu organismo deveria fazer, ou seja, eu não vou ficar boa porque tomo o remédio, eu não tenho como ficar boa! O fato, é que eu me acho muito nova pra viver isso. Se não bastasse, tem o medo, tenho medo de um dia esquecer de tomar o remédio, e não pode, é proibido esquecer, não trabalhamos com esquecimentos de remédio, se esquecer pode dar merda. Tem o medo de eu ter alguma coisa enquanto eu dirijo, ou enquanto estou sozinha com a Juca.

Mas daí, eu levei uma paulada na cabeça hoje (alguém morreu, não vou expor aqui) e pensei, porra, tudo o que eu preciso é engolir um comprimidinho pequeno pela manhã, emagrecer, e fazer atividade física ad infinitum! Minha amiga fez muito mais, diabético faz muito mais, meu pai faz muito absurdamente mais.

E foi assim que eu fui salvar a minha vida, tomei meu remédio de manhã, fiz minhas coisas, fui pra UnB, e depois fui ser linda na academia, porque seria muito normal ir pra academia pra ficar gata, isso qualquer um faz.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

DEZESSETE!

Como eu tava achando a vida sem emoções, resolvi fazer a avaliaçao física lá na (/julia)Cadaminha (/julia) chega lá na anamnese blablabla, cardiopatia, blablabla remédio pro coração, beleza, já sei lidar com isso, suba aqui na balança minha filha! Ô minha Nossa Senhora da Dona de Casa Gordinha, será mesmo necessário? Rapaz, pesar foi a coisa mais tranquila que eu fiz, porque a moça mediu meu corpinho todinho com um trem, e depois beliscou ele todinho com aquele outro de beliscar... Uma hora depois eu fiquei sabendo que meu caso nem é tão grave assim! VIVA!

Diz lá que eu sou mais larguinha do que gordinha! (risos eternos, era a desculpa que eu queria) E que se eu perder uns quilos, que é tipo a metade do que eu achava que era, eu vou ser gata! Só disse que eu tenho que fazer musculação, (ow meu Pai, eu odeio musculação, exige uma capacidade de socialização que eu não tenho, por favor Senhor, me libera dessa), e eu disse, certo, vou fazer, passe o treino aí que outro dia eu venho e faço.

Terminado tudo isso, fui cortar os cabelos, pegar a Julia na escola, lavar as louças, estender as roupas, trocar as roupas de cama, dar banho na Julia, colocá-la pra dormir, adiantar meu plano de estudo, avançar numa resenha eterna, aííí fui fazer esteira, lendo a biografia chatissima do Saramago, gente do céu, que biografia mal feita, não comprem, tá muito chata.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

DIA 16

Olá, meu nome é Luíza, eu tenho 28 anos, e uma espinha no nariz e outra na testa! Ligue agora mesmo para eu colocar o pé na estrada e voltar para a cidade grande! Meu povo, vejam só que coisa, eu comprei outro macacão de marombeira! E não parei por aí, comprei um daqueles meiões que vão até os joelhos, e eu ainda não entendi direito mas acho que serve pra usar quando as canelas não estiverem depiladas!

Fui mega paramentada hoje pra academia, me aproximei das paniquetes porque aos poucos eu vou me transformando em uma, e elas já quase não notam a diferença entre eu e elas, salvo pelo fato de eu usar camiseta por cima do macacão e elas não, e o delas ser sempre de cor clarinha e o meu preto, mas um dia eu chego lá! Simbora meu povo.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

DIA 15

Vamos ao cenário, aqui no DF não chove a noventa e poucos dias, a umidade do ar tem ficado constantemente abaixo dos 10% durante as tardes, menor do que a habitual no deserto do Saara, para entender o drama, vem aqui que eles te contaram a situação dia a dia.

Tá, blablabla tá seco pra caralho, eu passo o dia com arritimias e desejando estar no clip da Sheyla Mello, meu potencial de atleta tá seriamente prejudicado, porque por muito pouco nesse calor sem fim meus batimentos sobem acima do permitido, então a aula de spinning não tem sido aquela coisa de Nossa, como a Luiza pedala que é uma loucura, e se eu for correr a situação fica um pouco pior. Mas ok, continuo na saga pelas estrelinhas douradas da semana, porque o que importa mesmo é poder comer quindim.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

DIA 13

Depois de uma semana super difícil alergicamente falando, eu estava uma bruaca, não é fácil renascer das cinzas, e pra ajudar as lembranças do meu encontro furtivo e fora de hora com a fritura me castigavam, e como se tudo isso não bastasse, tivemos miss universo! Fiz um combo, salão + alface + gelo + academia, como se eu pudesse resolver tudo em apenas uma segunda-feira.

sábado, 17 de setembro de 2011

COMBO: DIA 11 e DIA 12

Nada mais sei. Deu tudo errado essa semana minha gente, meu corpo ardia demais, o remédio me deixava bocó, eu fiquei impaciente com a minha pele ardendo, coçando e minha beleza se esvaindo, não fui pra academia, comi o que eu queria e não podia, e como se não bastasse comer, eu bebi caipirinha (oi açúcar).

Juntei os dois dias num post só, tamanho meu desanimo e tristeza, já tinha fugido da rotina alimentar e comido fritura, aí achei que por causa disso eu teria que comer mais fritura, e pra sambar na cara da sociedade comi doce, e pra mostrar quem manda eu achei que seria interessante não ir para a academia, e depois o Mauro falou que eu ia chorar quando me pesasse, aí eu resolvi que não ia esperar me pesar não, que eu ia começar a chorar agora mesmo, e enfim meu povo, vamos aguardar a próxima semana onde eu agirei como uma pessoa madura e centrada.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

DIA 10

Precisamos abrir auditoria dessa minha academia, vocês não vão acreditar, queimou a porcaria do poste de novo! Aí me digam, é mesmo esse o país que vai sediar a próxima copa do mundo? Se eu contasse pro poste a epopeia que foi pra eu conseguir chegar na academia, tive que me livrar dos meus livros, da minha filha, do meu marido e do bolo de queijo, com certeza ele não teria explodido mais uma vez.

Poste devidamente explodido (pior que toda vez eu presenteio tal evento, tô criando traumas com a CEB), aula de spining devidamente cancelada, nem fodendo que eu ia fazer Pilates, voltei pra casa abatida, desencantada da vida...

Aí minha gente, vem meu momento Scalett O'Hara, “Jamais passarei fome” … de endorfina, vesti minhas roupas sensuais de ginastica e lá fui eu, em pela 22:45, larguei o Flamengo e o Corinthians se degladiando na minha TV, e fui correr na esteira. Mais uma estrelinha no bolsa, ainda falta duas pra fechar a semana se abraçando com o quindim da felicidade

DIA 9

Não trabalhamos com o nono dia, por se tratar de um feriado nacional de cunho patriótico, e eu ainda por cima morar o Distrito Federal, estava tudo fechado minha gente, e a academia não era nem louca de inventar de funcionar.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Dicas de Beleza com a Luíza

Pois é meu povo, a academia tava meio parada, caindo na rotina, sem tanta emoção, daí eu resolvi abordar novos temas com vocês.

(tudo por menos de 10 dinheiros nacionais)

(eu não sei editar imagens, tenham clemencia!)


  1. Leite para pentear Elseve!



Aqui na minha cidade satélite custou 7 reais e minha gente, valeu de mais, o cabelo fica mais brilhoso, e no caso da Julia que tem o cabelo de farofa e rola uma revolta popular na hora de pentear, quando coloca o tal produto a escova desliza pelo cabelo, não é feitiçaria é tecnologia!





  1. Creme de tratamento 3 min da Pantene

Então, até um mês atras meus cuidados de beleza eram tipo, dormir e tomar banho, até que eu decidi que ficaria loira, e aí eu descobri que dormir e tomar banho não basta para quem é loira, é preciso cuidar pros cabelos não caírem e olha, esse negocio é ótimo, deixa o cabelo fofinho e em apenas 3 minutos que é o máximo de tempo que eu fico quieta mesmo!




  1. Óleo de amêndoa

Acho que pode ser de qualquer marca, eu pelo menos compro o mais barato que tiver na perfumaria, mas isso é uma coisa especial minha de ser mão de vaca. Mas tá, daí que seguindo toda a minha rotina de cuidados que envolvem dormir e tomar banho eu descobri que não daria certo no deserto do Saara em que moro, minha pele tava terrivelmente seca, e também teve a alergia né, aí eu descobri o Deus da pele em forma de óleo, é só tomar banho, se bezuntar toda, depois molha pra sair o excesso e pronto, numa rotina de uso tu fica linda. ATENÇÃO! O risco de cair no banheiro aumenta!


Essa foi minha grande contribuição de beleza com vocês, voltaremos logo mais a nossa programação normal!

terça-feira, 13 de setembro de 2011

DIA 8

Enfim um dia normal, ok que teve uma briga de pais com gritaria e xingamento em frente a escola da Julia, e depois uma briga de cliente e funcionário, também com gritaria e xingamento no setor de trocas da Renner, mas eu só tava passando não tenho nada a ver com a história, vou contabilizar como dia normal.

Anti alérgico é uma coisa que domina o meu ser, encontro-me numa lerdeza sem fim, inclusive pra descrever minha vida de atleta de forma atraente, então vamos encerrar o dia oito e ir dormir minha gente. Mas contabiliza aí também que fui cumprir tabela lá no spinning, eu e minhas mini bolhinhas.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

DIA 7

Pra semana começar lindamente, uma alergia tomou conta do meu corpinho inteiro enchendo o mesmo de mini bolhinhas (sou sexy), e eu tive que ir da UnB pro hospital tomar injeção no meu bumbum que graças a Deus ainda não tá durinho de malhação, porque daí né, doeria mais.

E profissional (do sequiço) que sou, fui do hospital diretamente pra academia, caros amigos, isso por si só já deveria valer um quindim. Daí que algumas amigas paniquetes trocaram o Top por macacão, e uma exemplar achando que só o macacão não seria suficiente como tapa na cara da sociedade, estava de macacão branco, não obstante, ele era telado nas laterais!

Minha Nossa Senhora da Dona de Casa Gordinha, eu nem sei do que eu sinto inveja, se é pelo fato de ela poder usar macacão branco com telinha, ou se o corpo dela não ter mini bolhinhas de alergia.

sábado, 10 de setembro de 2011

Dia seis

Isso mesmo, eu fui pra academia no sábado, como um guerreiro vai a luta, como um soldado vai a guerra, lá fui eu galgar minha ultima estrelinha dourada! Me faltava uma pra eu trocar pelo meu vale quindim, e eles não são cumulativos entre as semanas, eu não ia perder minhas quatro estrelinhas douradas a toa.

Mas daí, pasmem, troquei meu quindim por um pastel de belém! Bicha burra, fui movida pelo calor da emoção momentânea, diante de tal doce tão lindo, e estava ótimo, mas agora eu vou passar mais uma semana inteira pensando no quindim! Nova semana, aqui vou eu, não sem antes passar pelo domingo de folga.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

DIA 5

Vamos parar com esse negocio de ir de manhã né? Não faz sentido eu acordar as 6 da manhã apenas pra fazer exercício físico... não faria sentido nem que fosse pra comer quindim. Se bem que se fosse pra comer quindim eu acordaria, porque eu poderia comer deitada e voltar a dormir depois!

Mas tá legal, decidido que eu vou frequentar as aulas da noite, só que eu tinha tanta coisa pra resolver, que eu perdi todas as aulas, mas como eu tenho prioridades, e para comer o quindim eu tenho que ir cinco vezes por semana, fui lá fazer esteira. Esperta que sou, levei meu livro de analise fatorial, porque vejam bem minha teoria.

Fazer esteira é MUITO chato (adoro correr, mas correr em esteira é uma chatice inenarrável), então se eu estiver fazendo uma coisa ainda mais chata do que fazer esteira, como por exemplo estudar analise fatorial, eu não vou nem notar que estou na esteira! Salvo pela confusão que é fazer as duas coisas ao mesmo tempo, mas eu consegui, o tempo passou rapidinho.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

DIA QUATRO (de quatro)

Tinha combinado (comigo!) que eu iria pro spinning as 7 da manhã, beleza, despertador programado, cabeça preparada pra tamanha audácia, fui dormir, porem, o despertador tocou e estava chovendo, que beleza, vamos dormir!Acordo, e no jornal me diz que não chove no DF tem uns 85 dias... uai gente? Eu tive uma alucinação?

De noite, já devidamente tratada com anti-alucinógenos fui pro spinning, que tava de matar... literalmente, esqueci de ficar de olho no monitor cardíaco, e ultrapassei MUITO a zona de segurança que o cardiologista estabeleceu! Ai meu Deus do céu, para para para, opa, não pode parar de uma vez!!! Pedala, pedala, pedala! Sobrevivi.

Pelo menos saí da aula um pouquinho mais bonita, e continuo galgando meu sonhado quindim do final de semana, eu tenho um plano...

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Dia 3

Eu fiz um acordo, que eu poderia comer um quindim se eu fosse pra academia cinco vezes por semana, aí o Mauro me da uma estrelinha cada vez que eu chego, e depois eu vou trocar minhas estrelinhas por um quindim! Viva, sou analista do comportamento e aplico em mim mesma as coisas.

Mas aí tá, fui fazer alguma coisa no shopping, e tive a brilhante ideia de comprar um macacão de ginastica, tá beleza, é confortável, é macio, não corre o risco da calça ficar descendo no desenrolar da atividade, nota dez... mas eu nunca, em hipótese alguma, vou sair de casa usando só o macacão, é quase como se eu estivesse pelada, e olha que nem ficou horrível.

Mas então, fui lá toda pimpona inaugurar meu macacãozinho na aula de spinning, chegando lá, explodiu um poste, pegou fogo na metade dos trem e a academia ficou sem energia, ou seja, nada de spining, mas tudo bem né, tinha aula de pilates...

Eu tô tonta até agora de tanto rolar no diabo daquela bola pra cima e pra baixo, e francamente não me senti nem um pouco mais bonita quando terminou a aula, o que fica combinado que eu nunca mais voltarei lá.

E fiquei sem a minha estrelinha dourada do dia de hoje... essa semana não vai ter quindim. Ó vida, ó azar!

domingo, 4 de setembro de 2011

DIA 2

Como eu tenho uma vida paralela a essa de atleta (cof cof) eu tinha mais pra que fazer do que ir pra academia de manhã, se bem que entre a aula de metanálise e a de spining eu até senti saudade das minhas amigas paniquetes. Mas então tá bem, fui lá pra UnB, fiquei mais inteligente, mais desesperada, e mais faminta, tão faminta que eu tive a infeliz ideia de me pesar pra ver se rolava de comer um folhado de chocolate.

Foi uma ótima ideia, eu descobri que na verdade eu não posso comer nem alface se depender do meu peso, volto pra casa abatida, desencantada da vida...Vamos pular pra parte que eu fui pra academia a noite, porque se é pra me auto fazer bulling de conviver com a turma do top, eu posso fazer isso em qualquer horário mesmo.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

DIA 1

Então tá, é segunda-feira, tá na hora de começar com isso antes que chegue a terça e eu tenha desculpa pra esperar a próxima segunda para começar. Então vamos pro domingo, onde eu decidi que seria interessante ir pra aula das sete da manhã, porque só a terceira idade (e eu) malha as 7 da manhã, e achei que seria adequado começar com um ritmo mais lento.

Beleza, 6:30 da manhã, acorda, até hoje eu não entendi como eu fiz isso, toma banho, come fruta, coloca as roupas sensuais da academia, o óculos, vamos adiante companheiros, vida saudável lá vou eu!

Entro na academia e...ué gente, não tinha um velhinho se quer pra me dar uma força, no lugar deles colocaram mil paniquetes que estavam usando meião e tops! TOP gente, quem no braziw malha usando top? Quem no Brasiw ousa sair de casa usando APENAS top? Foram preciso uns 5 minutinhos pra eu me recompor do choque, e quero que conste nos autos que o fato de eu estar recomposta do choque não quer dizer que eu aceite as pessoas de top.

Mas ok, decidi que de noite eu voltaria pra ver se a noite as pessoas usam roupa, e tudo bem, porque as pessoas da aula da noite também usam top, e malham de maquiagem e cabelo solto, e em toda a minha vida eu tive preconceito com quem malha de cabelo solto!

DIA 0

Vamos começar pelo dia zero, que foi o dia da matricula, matricula essa protelada por duas semanas. E olha que a academia é na quadra em frente a minha, mas eram tantos os preparativos pra iniciar no mundo da malhação que eu achei que seria interessante fazê-los devagarinho.

Primeiro, adaptar ao remédio do coração. Que que tem, eu tenho 28 anos e tomo selozok. Toma uns dias... Vê que vai sobreviver. Se bem que é melhor ter certeza... Toma mais uns dias... Agora é oficial, eu vou sobreviver, beleza, etapa coração cumprida.

Segunda etapa, comprar o monitor cardíaco. Pesquisa daqui, pesquisa dalí... Compra pela net... Espera chegar,...Chegou... Funciona! É melhor testar durante a faxina pra ter certeza... Funciona mesmo, beleza, vai dar pra monitorar os batimentos, eu não vou enfartar durante as atividades físicas, podemos ir adiante.

Daí, voltamos pro dia zero, no qual eu fiz a minha tão protelada matricula, e que foi propositalmente uma sexta-feira, porque qualquer um pode começar na academia na segunda, eu quero ver é começar na sexta... Se bem que é melhor eu esperar pra segunda... tradições não devem ser quebradas.

Por quê Senhor?

Por quê a gente não emagrece e fica saudável só deitado no sofá vendo house? Tá errado isso, mas como não sou eu quem decide a lógica do mundo, estou x quilos (nunca direi o quanto) acima do meu peso ideal, e sou cardíaca, tive que me matricular numa academia... e frequenta-la assiduamente!

Então, decidi que não vou passar por isso sozinha, por favor, me façam companhia nessa, porque o caminho é longo, o contrato de matricula é de um ano!